
Pixabay
Cooperativas de Crédito
23 de junho de 2023
Apesar do assunto “cooperativas de crédito” ser muito mais conhecido atualmente na sociedade brasileira, sempre é importante reforçar algumas características básicas destas organizações, que em algumas comunidades são a opção número 1 das pessoas quando se trata de vinculação à uma instituição financeira.
As cooperativas de crédito são instituições financeiras cooperativas que prestam serviços financeiros aos seus associados. Ao contrário dos bancos tradicionais, as cooperativas de crédito são de propriedade dos seus associados e fornecem produtos e serviços financeiros acessíveis e com qualidade, sendo que os resultados produzem benefícios às comunidades locais na área de atuação da cooperativa.
- Regulamentação: As cooperativas de crédito estão sujeitas à regulamentação e supervisão do Banco Central do Brasil, para garantir sua estabilidade e proteger os interesses dos associados. Possuem as mesmas garantias que as instituições financeiras tradicionais e também possuem fundo garantidor, no caso o FGCoop – Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, desde 2014.
- Produtos e Serviços Financeiros: As cooperativas de crédito oferecem uma variedade de produtos e serviços financeiros semelhantes aos bancos, como contas de poupança, contas correntes, empréstimos pessoais, cartões de crédito, consórcio, cobrança bancária, investimentos, produto cheque, transferências (TED e PIX), etc. O principal objetivo é atender às necessidades financeiras dos associados de forma completa e eficiente, a preços justos.
- Sem fins lucrativos: embora as cooperativas de crédito devam ser financeiramente sustentáveis para seu crescimento e, consequentemente apoiar financeiramente seus associados e a comunidade local, seu objetivo principal não é maximizar os resultados para acionistas externos, como é o caso dos bancos comerciais. Os resultados positivos anuais (sobras) são reinvestidos na própria cooperativa e/ou distribuídos aos seus associados, conforme a sua movimentação/utilização dos produtos e serviços da cooperativa, decidido em assembleias, sendo 1 associado = 1 voto.
- Relação com a comunidade: As cooperativas de crédito estão frequentemente envolvidas na comunidade local, apoiando projetos e organizações locais. Por estarem enraizadas na comunidade, as cooperativas de crédito podem adotar uma abordagem mais personalizada e próxima ao atendimento ao cliente.
As cooperativas de crédito podem ser uma alternativa atraente para pessoas que buscam serviços financeiros mais acessíveis e maior participação nas decisões que afetam seu relacionamento com a instituição financeira.